Tempo de residência médica conta na aposentadoria?

TEMPO DE RESIDÊNCIA MÉDICA CONTA NA APOSENTADORIA?

A residência médica é obrigatória na carreira de todo formando em medicina no Brasil. E aqui entra a dúvida: tempo de residência médica conta na aposentadoria?

Preparamos este texto para esclarecer essa dúvida. Então, você, futuro médico, não deixe de acompanhar!
Como o INSS considera o Residente?

Tempo de residência médica conta na aposentadoria?

Durante o período de residência médica, o formando em medicina presta serviços em unidades de saúde como forma de especialização. Dessa forma, pode-se definir a residência médica como um treinamento em serviço.

Para que esse período seja válido, o profissional precisa estar matriculado em uma instituição de ensino de pós-graduação.

Os pós-graduados, durante este período, exercem atividades profissionais remuneradas, mesmo que sob orientação de profissionais com mais experiência.

Com isto, o médico residente é obrigado a contribuir para o INSS. Esse tipo de contribuição é obrigatória, uma vez que há o exercício de atividade remunerada.

Qual a contribuição do residente para o INSS?

São válidas as mesmas que um trabalhador comum. O médico residente pode contribuir com até 11% do total da remuneração recebida, levando em conta sempre o teto do INSS.

A responsabilidade pelo recolhimento das contribuições dos médicos residentes é da empresa empregadora desde 2003. Assim, a instituição de saúde a qual o médico está fazendo sua residência deve reter a contribuição do INSS direto do pagamento do profissional.

Contudo, algumas instituições médicas deixam de recolher o INSS do residente. Essa situação geralmente é notada apenas quando o médico está para se aposentar e nota que durante o período de sua residência, não houve recolhimento.

Nesta situação, existe a possibilidade do tempo da residência ser contado mesmo sem o recolhimento. Mas isso depende de caso a caso.

O médico contribuinte que escolher por reaver o tempo da residência médica precisa enviar um requerimento para o INSS, solicitando essa verificação. E aqui é recomendado buscar o auxílio de um profissional previdenciário.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags