SÁBADO É CONSIDERADO DIA ÚTIL PARA PAGAMENTO DE SALÁRIO? CONFIRA!

Você sabia? A legislação trabalhista estabelece que o salário do trabalhador deve ser pago até o quinto dia útil do mês.

Mas a dúvida é: E se o quinto dia útil do mês cai em um sábado? Sábado é considerado dia útil para pagamento de salário?

Acompanhe o post!!

I – SÁBADO É DIA ÚTIL E DEVERÁ SER CONSIDERADO EM PAGAMENTOS DE SALÁRIOS?

Sim!! De acordo com a Instrução Normativa nº. 01 de 07/11/1989, da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, o sábado é considerado dia útil para pagamento de salário.

Ou seja, sábado está incluído no prazo de pagamento de 5 dias úteis do salário mensal seja ele trabalhado ou não.

Mas e se o pagamento do salário for em cheque? Nesses casos, a empresa deverá realizar em horário que permita ao trabalhador realizar o desconto imediato do cheque.

Observação importante!!

Feriados não são considerados dias úteis. Assim sendo, caso o quinto dia útil caia em um sábado de feriado, o pagamento poderá ser realizado apenas na segunda feira.

II – E SE A EMPRESA ATRASAR O PAGAMENTO DO SALÁRIO?

De acordo com o Enunciado de Súmula nº. 381 do Tribunal Superior do Trabalho e Precedente Normativo nº. 72:

Súmula 381: “O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º.”

Precedente Normativo nº 72: “Estabelece-se multa de 10% sobre o saldo salarial, na hipótese de atraso no pagamento de salário até 20 dias, e de 5% por dia no período subsequente.”

Como visto acima, se a empresa efetuar o pagamento do salário do trabalhador após o 5º dia útil, os valores em atrasos deverão ser pagos com correção monetária contados desde o primeiro dia do mês, e ainda, se o atraso ultrapassar 20 dias, o empregador deverá pagar uma multa de 10% sobre o saldo de salário, e de 5% por dia de atraso após este período.

Por fim, caso a empresa, constantemente, venha a realizar os pagamentos dos salários em atraso, o colaborador poderá requerer perante a Justiça do Trabalho a chamada ‘’Rescisão Indireta’’, ou seja, o encerramento do contrato de trabalho realizado com a empresa, por falta grave e descumprimento das obrigações contratuais por parte desta. Confira mais sobre Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho em: https://www.nakahashi.com.br/rescisao-indireta-o-que-e-quando-pode-ser-aplicada/blog/

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? O nosso escritório de advocacia conta com advogados especializados para fornecer a você toda a informação necessária pro seu caso.

A Nakahashi Advogados está há mais de 12 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 4.753 casos.

Ligue agora (11) 3392-7510 e agende sua reunião SEM COMPROMISSO E SEM CUSTO!

Clique na imagem abaixo e seja direcionado ao nosso WhatsApp:

Nakahashi Advogados
contato@nakahashi.com.br 

NOSSO MUITO OBRIGADO!

  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags