A depressão é uma doença incapacitante que afeta diretamente a vida pessoal, profissional e social. Assim, a depressão pode tornar insustentável o dia a dia do trabalho, resultando no afastamento do funcionário. E, nesse momento, pode vir a dúvida: posso receber auxílio doença por depressão?
Auxílio doença por depressão
O auxílio doença é um benefício quando acontece a incapacitação para o trabalho por motivos de doença.
Ele é concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas para que ele seja liberado é necessário comprovar incapacidade para as atividades laborativas que antes eram exercidas, além de comprovar alguns requisitos como carência de 12 meses e a qualidade de segurado.
E para o caso de depressão não é diferente. Para o recebimento do auxílio doença por depressão, o segurado deverá comprovar que ficou inapto para o trabalho através de documentação médica.
Dessa forma, o recebimento do benefício depende da realização de perícia médica pelo INSS através da análise dos documentos e atestados que serão apresentados no dia da perícia.
Você pode solicitar o auxílio doença fazendo o agendamento da perícia médica no INSS. Para saber como fazer esse agendamento confira detalhes no artigo Descubra como agendar perícia no meu INSS.
Caso aconteça do pedido de auxílio doença por depressão ser negado pelo INSS, há a possibilidade de entrar com um processo judicial para assegurar a concessão dos direitos relacionados ao benefício.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.
Atendemos em todo o Brasil!
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo