O registro da marca é um ponto fundamental para qualquer empresa, inclusive para organizações de e-sports.
A marca de uma organização é o que a identifica, a diferencia entre as demais. É o que faz com que os torcedores reconheçam um time.
Você que acompanha o cenário nacional e internacional de e-sports sabe que está cercado de marcas como MIBR, INTZ, Kabum por todos os lados.
Portanto, o registro da marca é extremamente importante para garantir a total exclusividade do uso deste símbolo pela organização.
E um dos pontos chave aqui é realizar o registro antes que mais alguém o faça e você perca o direito de utilizá-la.
Por isso é tão importante realizar o registro de marca!
Mas, vamos com calma! Continue a leitura desta postagem para entender exatamente o que é marca e o registro de marca para que você não deixe passar nada de importante.
O que é marca?
Pode-se dizer que marca é a identificação de algum produto ou serviço que faz uma associação com um nome e imagem.
De acordo com o INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial:
“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.”
O que é registro de marca?
O registro de marca é um título emitido pelo INPI. Este título garante a propriedade sobre a marca e o direito de utilizá-la com exclusividade no segmento de atuação em todo o Brasil.
Além disso, o registro também cumpre a função de proteger uma marca de ser utilizada ou copiada por terceiros sem autorização.
Dessa forma, ao fazer o registro, é emitido um certificado. Ele é um documento oficial e, assim como um patrimônio, uma marca registrada pode ser vendida, doada ou mesmo herdada.
O procedimento de registro leva aproximadamente 12 meses para ser concluído. Ao final do processo, quando o certificado é emitido, o titular pode usar a marca com exclusividade por 10 anos, renováveis a cada 10 e sem limite de renovações
Conclusão
A marca é o que faz com que os torcedores reconheçam seu time e por isso é essencial para o e-sport.
E o registro de marca é o que garante controle e exclusividade.
No caso de outra pessoa registrar sua marca, não há nada o que se possa fazer pois está de acordo com a lei. Portanto, é melhor registrar o mais rápido possível.
Ficou alguma dúvida? Se sim, mande uma mensagem para falar com nossos advogados especialistas, clicando abaixo: