Está interessado em assumir um cargo de gestão e ainda tem dúvidas sobre o assunto? Confira aqui 3 dúvidas comuns sobre cargo de confiança.
1 – Quais os requisitos para ocupar o cargo de confiança?
Já que quem possui cargo de confiança tem o poder de tomar decisões que podem interferir diretamente nos resultados da empresa, tanto do ponto de vista estratégico como de gestão de pessoas, espera-se que tenha experiência em ambos os pontos e que tenha um perfil de liderança, já que atuam com autonomia no trabalho.
Eles podem atuar em diversos tipos de decisões, inclusive, de aplicação de medidas disciplinares e dispensa de funcionários em conjunto com o setor de recursos humanos. Dessa forma, é importante que estejam preparados para lidar com situações de atrito, exigindo uma característica de gestão bem específica.
2 – A empresa pode tirar um profissional do cargo de confiança?
Sim! A empresa tem o direito de destituir um profissional da função de confiança, com ou sem justificativa.
Caso o colaborador tenha tido anteriormente um cargo comum, a companhia pode definir que ele retorne ao posto anterior. Consequentemente, ele perde a bonificação e passa a ter os demais direitos como hora extra, cumprindo jornada de trabalho, inclusive.
Por outro lado, a empresa também pode promover um colaborador ao cargo de confiança. Porém, neste caso é preciso cautela para não correr o risco de ser enquadrado como fraude já que muitos empregadores passam profissionais ao cargo de gerência, para evitar pagar horas extras, por exemplo, não delegando responsabilidades de gestão que a função prevê.
3 – Quem tem cargo de confiança precisa bater ponto?
O profissional que ocupa um cargo de gestão não possui jornada de trabalho definida segundo a CLT.
No caso, a empresa contratante não pode controlar o horário desse profissional, correndo o risco de responder a processos trabalhistas e até pagar direitos e valores retroativos ao profissional.
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