Você sabia que tem profissionais que não podem receber hora extra? Pois é! Trouxemos aqui algumas profissões que por determinadas características não podem receber por hora extra. Confira!
Profissionais que não podem receber hora extra
Há tipos de profissionais que não conseguem fixar um horário de trabalho específico. Dessa forma, esses profissionais não podem receber por hora extra trabalhada devido à falta de controle da jornada.
Além disso, os trabalhadores com cargos de gerente, diretor e chefes de departamento também são exceção à regra de recebimento de hora extra.
Tais profissionais com cargos hierárquicos mais altos que exercem funções de gestão, coordenação ou direção, de forma geral, também não possuem a opção de fazer hora extra já que normalmente são contratados com cargos de confiança.
Existem alguns outros casos que vamos analisar com mais atenção. Confira!
Estagiários
De acordo com a lei, os estagiários não devem ultrapassar o limite de 30 horas semanais.
Apenas em situações bastante específicas o estagiário pode fazer hora extra, sempre com a aprovação prévia do superior. Assim, neste caso o ideal é usar a compensação por banco de horas para compensar as horas extras feitas.
Contudo, as empresas onde são frequentes os estagiários fazerem poderão sofrer ação judicial em descumprimento com a Lei do Estágio nº 11.788 de 2008.
Freelancers
Os Freelancers realizam serviços específicos com remuneração determinada conforme acordado previamente.
Dessa maneira, por se tratar de uma contratação por um valor pré-determinado para execução de um determinado fim, o recebimento de hora extra não se encaixa já que não há contratação efetiva, e sim eventual.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos
Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: