O pagamento do salário é previsto na CLT e demais regulamentações trabalhistas que o empregador deve obedecer. Assim, preparamos este texto para esclarecer as formas de pagamento de salários e o prazo para que seja pago, tirando as principais dúvidas sobre este tema.
Qual o prazo para pagamento do salário?
O trabalhador deve receber até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido ou outro prazo mais favorável negociado em acordo, convenção ou dissídio coletivo, como, por exemplo, nos casos de adiantamento quinzenal.
A exceção a regra acontece quando a empresa paga comissões, gratificações ou porcentagens ao funcionário, podendo assim pagar após o 5º dia útil.
Vale lembrar que sábado é considerado dia útil quando se fala em pagamento.
Outro ponto para ser considerado é que o pagamento precisa ser feito em horário de serviço ou logo após o expediente do trabalhador.
Quais formas de pagamento podem ser utilizadas?
O pagamento de salário deve ser feito em dinheiro, na moeda corrente nacional. No entanto, com a edição da portaria n. 3.281/1984 do MTE, passou a ser aceito o recebimento de salário por cheque e por depósito bancário, desde que seguidas algumas disposições legais e aceito pelo trabalhador.
Se o trabalhador for analfabeto, somente deve ser feito pagamento em dinheiro.
Acompanhe abaixo alguns pontos importantes ao receber o salário via cheque ou conta bancária.
O pagamento via cheque que precisa ser emitido diretamente pelo empregador em favor do empregado. Dessa forma, não é possível utilizar cheques de terceiros.
Pagamento de salário por cheque
Além disso, este tipo de pagamento precisa necessariamente ser feito dentro de um horário em que o colaborador possa descontar o cheque no mesmo dia.
Pagamento de salário por depósito em conta salário
Se o funcionário concordar, o recebimento de salário poderá ser feito por depósito bancário através de uma conta salário.
Assim, parte do empregador a iniciativa da abertura da conta com a finalidade específica de efetuar o pagamento dos salários de seus empregados.
Todavia, estas contas costumam ter diversas restrições, podendo apenas receber o pagamento remunerado. Caso o colaborador queira receber em outra conta, ele pode solicitar a portabilidade ao banco.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 12 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 4.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos
Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: