Geralmente, há muitas dúvidas em torno do cargo de confiança e uma das mais comuns é se quem tem cargo de confiança precisa bater ponto.
O que é cargo de confiança
O cargo de confiança está ligado à alta gestão de uma empresa. Esse título dá o poder de intervir e influenciar diretamente nas decisões da organização.
Esses profissionais podem tomar decisões corporativas representando a empresa, com os mesmos poderes e funções próprias do titular da empresa.
Vale lembrar que não necessariamente chefes e líderes ocupam cargos de confiança. Mesmo que os responsáveis dos setores façam parte da alta gestão de uma empresa, pode acontecer que eles não tenham a liberdade de tomar grandes decisões por conta própria, não ocupando assim cargo de confiança.
Quem tem cargo de confiança precisa bater ponto?
Conforme o art. 62 da CLT, profissional que tem um cargo de confiança não possui jornada de trabalho definida. Portanto, fica fácil concluir que esse profissional não precisa registrar ponto. Sendo assim, a empresa não pode controlar o horário, pois irá igualar o trabalhador com os demais funcionários.
Caso ocorra controle de ponto pela empresa contratante, esta pode responder a processos trabalhistas e até pagar direitos e valores retroativos ao profissional.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.
Atendemos em todo o Brasil!
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo