POSSO ME RECUSAR A FAZER HORA EXTRA?

Fazer hora extra é algo bastante comum no cotidiano de diversos brasileiros e muitas vezes não é conhecido o que a lei determina sobre o assunto. Acompanhando este artigo descubra o que são horas extras e se é possível se recusar a fazê-las para que você possa melhor entender os seus direitos.

As horas extras ou horas extraordinárias são aquelas trabalhadas pelo funcionário além da jornada convencionalmente acordada.

Segundo a CLT, há um limite máximo de horas extras diárias que é de 2 horas por dia, desde que não ultrapasse o total de 10 horas diárias. A legislação também prevê um adicional de pagamento dependendo do período em que são realizadas, mas também há possibilidade a possibilidade da hora extra ser revertida em banco de horas, que poderá ser usada em cenários que o trabalhador precise se ausentar ou deseja tirar folgas além daquelas previstas em contrato.

Diante deste cenário, surge a questão se é possível se recusar a fazer horas extras de acordo com a legislação e a resposta é depende.

Quando houver acordo escrito ou norma coletiva para esta categoria, os funcionários podem se recusar a fazer horas extras

No entanto, mesmo neste caso, quando o motivo é de força maior, não é possível recusar realizar as horas a mais. Um exemplo, são os casos dos serviços de emergência. Também é válido reforçar que em situações de não cumprimento de horas extras e isto traga como consequência prejuízo manifesto dispensa previsão contratual.

Assim, é importante entender o que é considerado força maior. A própria CLT traz o conceito no artigo 501:  “todo acontecimento inevitável, em relação à vontade do empregador, e para a realização do qual este não concorreu, direta ou indiretamente.”

Você já sabia dessas informações? Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 12 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 4.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

Comentários do Facebook
  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags