Aguardar a mala na esteira de bagagem no aeroporto é frequentemente um momento de tensão. A ansiedade é desencadeada pelo receio de não reconhecer as malas dentre todas aquelas que desfilam na esteira e descobrir que ela foi extraviada.
Acompanhe o post para descobrir os principais motivos e o que fazer em caso de extravio de bagagem.
Como uma bagagem é extraviada?
Os motivos mais comuns de extravio de bagagem são:
- Extravio durante conexões de voo;
- Bagagem perdida;
- Furto de bagagem;
- Outro passageiro pegou as malas por engano.
Sua mala foi extraviada? Descubra o que fazer
É muito importante seguir o passo a passo recomendado no caso de extravio de bagagem para garantir os seus direitos caso a situação aconteça.
Assim, confira abaixo o que fazer logo após constatar o extravio da bagagem:
- Procurar imediatamente a ajuda da companhia aérea. Uma busca será realizada enquanto o passageiro espera no aeroporto.
A Anac orienta que o passageiro comunique o fato o mais rápido possível à companhia aérea.
Quando o passageiro for realizar a reclamação, ele precisará apresentar o comprovante de despacho da bagagem e informar um endereço no qual a mala deverá ser devolvida caso seja localizada.
- Solicitar atendimento de emergência caso sua bagagem não seja devolvida em um primeiro momento.
Se o extravio ocorrer no voo de ida do passageiro, ou seja, fora da área onde reside, ele terá direito a receber um ressarcimento por gastos emergenciais pelo período em que estiver sem os seus pertences pago pela empresa.
Vale lembrar que as empresas aéreas definem a forma e os limites diários de ressarcimento. Porém, precisam fazer o pagamento em até sete dias, a contar da apresentação dos comprovantes pelo passageiro.
- Preencher o Relatório de Anormalidade de Bagagem (RIB) e selecionar o local para onde a bagagem será transportada.
É recomendado que o passageiro vá até o balcão da empresa aérea e exija o Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB.
Este documento serve para formalizar o extravio da sua bagagem e é de extrema importância para para exigir seus direitos
No entanto, se houver dificuldade para fazer o RIB é aconselhável fazer um Boletim de Ocorrência imediatamente.
- Aguardar a devolução da bagagem dentro do prazo da ANAC.
De acordo com a Anac, a empresa tem um prazo máximo de até 7 dias para localizar a bagagem em viagens nacionais ou 21 dias se o voo for internacional.
- Solicitação de reembolso
Se as malas não forem devolvidas dentro do prazo, os passageiros podem solicitar o reembolso diretamente à empresa, apresentando uma lista com todos os itens perdidos e seus valores.
É possível pedir indenização por danos morais quando a mala é extraviada?
Segundo a justiça brasileira, caso a mala permaneça extraviada por mais de 3 dias, o passageiro possui direito a uma indenização por danos morais.
Neste caso, é preciso entrar com um pedido formal de indenização em até 2 anos após o extravio das malas.
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