O QUE FAZER QUANDO A MALA É EXTRAVIADA?

Aguardar a mala na esteira de bagagem no aeroporto é frequentemente um momento de tensão. A ansiedade é desencadeada pelo receio de não reconhecer as malas dentre todas aquelas que desfilam na esteira e descobrir que ela foi extraviada. 

Acompanhe o post para descobrir os principais motivos e o que fazer em caso de extravio de bagagem.

Como uma bagagem é extraviada?

Os motivos mais comuns de extravio de bagagem são:

  • Extravio durante conexões de voo;
  • Bagagem perdida;
  • Furto de bagagem;
  • Outro passageiro pegou as malas por engano.

Sua mala foi extraviada? Descubra o que fazer

É muito importante seguir o passo a passo recomendado no caso de extravio de bagagem para garantir os seus direitos caso a situação aconteça. 

Assim, confira abaixo o que fazer logo após constatar o extravio da bagagem:

  1. Procurar imediatamente a ajuda da companhia aérea. Uma busca será realizada enquanto o passageiro espera no aeroporto.

A Anac orienta que o passageiro comunique o fato o mais rápido possível à companhia aérea. 

Quando o passageiro for realizar a reclamação, ele precisará apresentar o comprovante de despacho da bagagem e informar um endereço no qual a mala deverá ser devolvida caso seja localizada.

  1. Solicitar atendimento de emergência caso sua bagagem não seja devolvida em um primeiro momento.

Se o extravio ocorrer no voo de ida do passageiro, ou seja, fora da área onde reside, ele terá direito a receber um ressarcimento por gastos emergenciais pelo período em que estiver sem os seus pertences pago pela empresa. 

Vale lembrar que as empresas aéreas definem a forma e os limites diários de ressarcimento. Porém, precisam fazer o pagamento em até sete dias, a contar da apresentação dos comprovantes pelo passageiro.

  1.  Preencher o Relatório de Anormalidade de Bagagem (RIB) e selecionar o local para onde a bagagem será transportada. 

É recomendado que o passageiro vá até o balcão da empresa aérea e exija o Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB.

Este documento serve para formalizar o extravio da sua bagagem e é de extrema importância para para exigir seus direitos

No entanto, se houver dificuldade para fazer o RIB é aconselhável fazer um Boletim de Ocorrência imediatamente.

  1. Aguardar a devolução da bagagem dentro do prazo da ANAC.

De acordo com a Anac, a empresa tem um prazo máximo de até 7 dias para localizar a bagagem em viagens nacionais ou 21 dias se o voo for  internacional.

  1. Solicitação de reembolso

Se as malas não forem devolvidas dentro do prazo, os passageiros podem solicitar o reembolso diretamente à empresa, apresentando uma lista com todos os itens perdidos e seus valores.

É possível pedir indenização por danos morais quando a mala é extraviada?

Segundo a justiça brasileira, caso a mala permaneça extraviada por mais de 3 dias, o passageiro possui direito a uma indenização por danos morais. 

Neste caso, é preciso entrar com um pedido formal de indenização em até 2 anos após o extravio das malas.

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