O atraso de voos aumenta a chance da perda de conexão principalmente quanto o tempo entre os voos é curto. Esse problema é comum principalmente para quem faz viagens de avião com frequência. Dessa forma, o melhor é se informar sobre o que fazer em caso de perda de um voo de conexão para estar preparado e tomar as ações corretas.
Confira aqui 9 recomendações em caso de perda de voo de conexão
1) Guarde seu cartão de embarque e todos os documentos da viagem
Para um eventual pedido de indenização, você vai precisar ter esses comprovantes em mãos. Assim, o melhor é se precaver e aguardar todos os documentos da viagem.
2) Converse com um funcionário da companhia aérea
Como o procedimento padrão é tentar reacomodar o passageiro em um próximo voo para o mesmo destino, ao desembarcar do avião, procure pelo balcão de atendimento da companhia aérea.
3) Reacomodação, reembolso ou outro meio de transporte
A realocação do passageiro é um procedimento padrão, mas você pode optar por outras opções. O passageiro tem direito de escolher entre reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte. Assim, se for mais cômodo para você, peça o reembolso ou um voo de regresso ao seu destino original.
4) Pergunte se a companhia aérea cobrirá os gastos com alimentação
Quando a espera no aeroporto é superior a 2 horas, a companhia aérea deve fornecer refeição ou um voucher individual para que o passageiro possa se alimentar.
5) Peça à companhia aérea a acomodação em um hotel
Já em situações em que o atraso seja superior a 4 horas e exija pernoite, a companhia aérea tem o dever de oferecer acomodação em um hotel e o translado de ida e volta até lá.
6) Verifique o que vai acontecer com a sua bagagem
Não esqueça da sua bagagem! Provavelmente, sua bagagem deve ter ficado para trás ao perder o voo de conexão. A recomendação aqui é perguntar sobre a possibilidade de pegar a mala de volta. Em casos de espera longa, ter acesso aos pertences pode ser muito útil.
7) Comunique as pessoas envolvidas sobre a perda de conexão
Para evitar preocupações, comunique sobre o atraso de conexão se for visitar parentes ou amigos. E não se esqueça de que é importante também entrar em contato com o hotel (em caso de hospedagem), para que a reserva não seja cancelada. É dever da companhia aérea oferecer facilidades de comunicação em atrasos superiores a 1 hora.
8) Guarde os recibo se a perda de conexão tiver causado despesas extras
A perda da conexão pode desencadear despesas extras. Guarde comprovante de reservas pré-pagas (do hotel ou do aluguel de carro, por exemplo) porque há chances de recuperá-las.
9) Verifique se a sua perda de conexão dá direito à indenização
É possível pedir indenização quando há atrasos na conexão, porém é preciso se encaixar em duas situações:
- Quando você teve o seu voo cancelado ou sofreu um atraso de voo e chegou ao destino final com 4 ou mais horas de atraso;
- Quando você teve o seu embarque negado em casos de overbooking e chegou ao destino final com 4 ou mais horas de atraso.
Se sua situação se encaixar em uma das descritas acima procure um advogado confiável para dar entrada nos procedimentos necessários.
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