o que fazer em caso de extravio de bagagem

O QUE FAZER EM CASO DE EXTRAVIO DE BAGAGEM?

O pesadelo de todo passageiro de avião é não encontrar a bagagem na esteira do aeroporto. Você sabe o que fazer em caso de extravio de bagagem? Confira aqui um passo a passo do que fazer nesta situação e se é possível ou não pedir indenização por extravio de mala.

Passo a passo do que fazer em caso de extravio de bagagem

Caso não encontre sua mala na área de retirada de bagagem, o primeiro passo é dirigir-se ao balcão de atendimento da companhia aérea para relatar o ocorrido.

Dentre as informações a serem preenchidas no RIB, é importante preencher os dados da bagagem com atenção, incluindo a marca da bolsa e os itens específicos que pertencem ao conteúdo. Essas informações tornarão mais fácil para a companhia aérea encontrar sua bagagem perdida.

Os passageiros são aconselhados a preencher o RIB no aeroporto assim que descobrirem que sua bagagem está faltando. Se por algum motivo isso não puder ser feito no aeroporto, entre em contato com a companhia aérea por telefone. As reclamações devem ser feitas no prazo de 7 dias após o incidente.

As reclamações também podem ser feitas diretamente à ANAC. O aeroporto mais movimentado do Brasil tem escritórios de agências. Se este não for o caso, ainda é possível registrar uma reclamação on-line ou por telefone.

Mala danificada

A lei brasileira também prevê que, em caso de irregularidades ou danos na bagagem, os passageiros podem fazer uma reclamação em até 7 dias após o recebimento da bagagem. De acordo com a ANAC 400, a companhia aérea pode reparar a mala ou substituí-la por uma mala equivalente. 

É possível pedir indenização por extravio de bagagem?

Sim, a Lei de Defesa do Consumidor e outras circunstâncias relacionadas a viagens aéreas, como atrasos ou cancelamentos de voos, prevêem compensação por bagagem perdida. Você precisa conhecer as regras e exceções para diferentes tipos de danos.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

Comentários do Facebook
  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags