O que é e quando acontece o abono de faltas

O QUE É E QUANDO ACONTECE O ABONO DE FALTAS

Todo trabalhador possui uma jornada de trabalho definida dependendo da função exercida e do contrato assinado entre a empresa e o empregado. Assim, quando essa carga horária não é cumprida, seja qual for o motivo, configura uma falta. 

A lei trabalhista prevê o abono de falta, ou seja, o trabalhador não tem desconto no salário pela ausência justificada. Contudo há várias situações em que se o trabalhador não cumprir a jornada de trabalho, o empregador pode abater a quantia da remuneração daquele período. 

Vamos entender melhor essas situações?

O que é abono de falta?

O abono de falta é um direito do trabalhador, conforme a CLT, em que ele pode se ausentar do seu trabalho sem ter o desconto no seu salário e sem a necessidade de compensar a sua ausência. Todavia, é preciso ressaltar que isso só ocorre se o motivo da falta se enquadrar em dos casos de falta justificável. 

Dessa forma, o abono de falta acontece em situações justificáveis, mas quando a falta não tem justificativa e acontece de maneira frequente, o funcionário até pode receber  advertências.

O que diz a CLT em relação ao abono de faltas?

Você pode encontrar sobre o abono de faltas na CLT no artigo 473. A lei diz, de forma resumida, que o empregado pode deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário em algumas situações distintas que você pode conferir no artigo 12 Situações em que o funcionário tem direito a falta justificada.

Podemos citar como exemplos de situações em que o trabalhador tem direito a falta justificada quando falece cônjuge, irmão e filhos, dia de casamento, nascimento de filhos e doação de sangue. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.

Atendemos em todo o Brasil!

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo

Comentários do Facebook
  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags