FUI DEMITIDA GRÁVIDA E NÃO QUERO VOLTAR

Foi demitida grávida e não quer voltar a trabalhar na empresa? Existe um caminho possível para que você não precise voltar a trabalhar nesta empresa! Confira.

Há a possibilidade da empregada gestante pedir indenização na justiça sem precisar voltar ao trabalho desde que ela tenha sido demitida sem justa causa (ou no contrato de experiência).

No entanto, o primeiro passo após ser demitida grávida é consultar o advogado. É importante neste momento não assinar nenhum documento para o empregador e não informar sobre a gravidez sem consultar o advogado!

Esse procedimento pode ser decisivo em uma eventual ação trabalhista tem como objetivo impedir qualquer ação que possa inviabilizar o ajuizamento de qualquer ação contra a empresa.

Além de poder tomar alguma ação que inviabiliza a ação trabalhista, com a informação da empregada pode passar a exigir a devolução de todas as verbas rescisórias ou passar a enviar telegramas determinando o retorno da empregada gestante e, em muitos casos, “cava” a justa causa por abandono (art. 482, i, CLT).

Posso optar pela indenização ao invés de retornar ao trabalho?

Se a mãe optar por não retomar ao trabalho, o Magistrado não pode interpretar como uma renúncia ao direito de indenização já que não se pode renunciar ao direito de um terceiro (da criança). 

Outro ponto é que como direito fundamental, a estabilidade e indenização,  não se pode ter o direito reduzido já que é contrário ao entendimento constitucional do direito brasileiro.

Por fim, o simples fato da empregada ter sido demitida sem justa causa é um indicativo da falta de interesse em manter a funcionária na equipe. Logo, não seria justo obrigar a trabalhadora a retornar ao ambiente de trabalho nessas condições.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

Comentários do Facebook
  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags