Todo trabalhador precisa saber a diferença entre o salário líquido e o salário bruto. Então, se você está começando no mercado de trabalho ou ainda está com essa dúvida, acompanhe esse texto que vamos te ajudar a sanar essa questão!
O que é salário?
A palavra salário vem do latim “salarium”. Durante o Império Romano, era o termo utilizado para o que os soldados romanos recebiam pelos seus serviços prestados ao Império: uma porção de sal.
Nos dias de hoje, o salário é o valor que se paga ao colaborador pela prestação de um serviço.
Desse modo, no momento da admissão do funcionário é estabelecido o que irá compor o salário do trabalhador, obedecendo às disposições legais e contratuais e, de acordo com a CLT, essas informações precisam estar no contrato de trabalho.
Agora que você já sabe o que é salário, vamos entender a diferença entre salário bruto e salário líquido?
Salário Bruto
O salário bruto nada mais é do que a base salarial recebida pelo trabalhador, firmado no contrato trabalhista.
Desse modo, é o valor sem os descontos retidos na folha salarial. É sobre ele que são feitos os cálculos dos impostos como INSS, Imposto de Renda ou títulos de previdência.
Salário Liquido
Após descontar as taxas trabalhistas, temos o salário líquido!
Assim, o salário líquido corresponde ao valor efetivo disponível ao trabalhador referente ao mês trabalhado e depositado na conta-salário ou entregue ao funcionário.
Todos os descontos e benefícios recebidos pelo trabalhador precisam estar discriminados na folha salarial. Os descontos mais comuns que incidem sobre o salário líquido são:
- INSS (Instituto Nacional do Seguro Social),
- IR (Imposto de Renda)
- Vale-transporte (ou equivalente)
- Vale-refeição (ou equivalente)
- Planos de saúde.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.
Atendemos em todo o Brasil!
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo