5 dúvidas comuns de direito trabalhista

5 DÚVIDAS COMUNS DE DIREITO TRABALHISTA

Muitas vezes compreender as leis trabalhistas não é fácil devido à linguagem e os termos jurídicos. Por isso selecionamos aqui 5 dúvidas comuns sobre direito do trabalho e vamos respondê-las de forma simples. Confira!

1 – Quando o empregado pode tirar férias?

O trabalhador ganha o direito de tirar férias depois de cada período de 12 meses trabalhando. Dessa maneira, ele tem o direito de tirar 30 dias de férias.

Isso está de acordo com o art. 130:

Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias – Artigo 130, CLT

2 – Posso vender minhas férias? 

A lei determina que o empregado somente poderá vender 10 dias de suas férias e, assim, deve tirar 20 dias para descanso obrigatoriamente. 

Art. 143 – É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

3 – Quanto tempo a empresa tem para pagar as verbas da rescisão do contrato de trabalho?

Isso dependerá de como o aviso prévio foi cumprido. 

Se o aviso foi cumprido integral, a empresa deverá homologar sua rescisão no primeiro dia útil subsequente ao término do aviso.

Porém, caso o aviso prévio tenha sido indenizado, isto é, se você não cumpriu o aviso prévio, a empresa terá um prazo de 10 dias para efetuar a homologação da sua rescisão do contrato de trabalho, conforme a lei.

4 – Os salários estão atrasados. O que devo fazer?

O atraso de salário é uma das situações que dá o direito a rescisão indireta do contrato de trabalho, ou seja, a justa causa do empregador. 

Se isso acontecer o trabalhador pode requerer na justiça sua saída do trabalho como se estivesse sendo demitido sem justa causa. Esse formato de rescisão do contrato de trabalho dá o direito ao colaborador de receber todos os seus direitos, inclusive a multa de 40% sobre o FGTS. 

5 – Qual é a jornada de trabalho máxima permitida no Brasil?

No Brasil, a jornada máxima de trabalho prevista por lei é de 44 horas semanais. 

Dessa forma, quando o empregado trabalha mais tempo do que isso em uma semana, ele possui direito a horas extras.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags