Na ânsia de conseguir um emprego muitos brasileiros acabam aceitando trabalhar sem carteira assinada. Contudo, o trabalho sem carteira assinada pode afetar a aposentadoria. Sabia disso?
Por isso, hoje vamos falar sobre as consequências do trabalho sem carteira assinada na sua aposentadoria.
A importância de trabalhar com carteira assinada
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento que comprova a relação empregatícia.
Isso significa que quem trabalha com subordinação a um empregador e a uma jornada de trabalho, de forma não eventual, mediante um salário possui a carteira de trabalho assinada pelo empregador.
É nesse documento que consta todo o histórico dos vínculos empregatícios ao longo da vida. Nela também há informações como:
- Funções exercidas
- Salários
- Aumentos
- Férias e outras
Por conter essas informações com a CTPS é possível:
- Solicitar o seguro-desemprego
- Comprovar tempo para a aposentadoria
- Obter outros benefícios previdenciários tais como licença maternidade e outros
Mas o que acontece com quem não tem a carteira de trabalho assinada? Confira no próximo tópico!
O que acontece com quem não tem carteira assinada?
Quem trabalha sem carteira assinada não vai contabilizar para o INSS, afinal não há contribuições feitas pelo empregador.
O empregador que contrata um empregado não pode se negar a assinar a carteira de trabalho. Do mesmo modo, o empregado não pode se recusar a fazer a anotação na referida carteira, pois tê-la é um direito-obrigação.
Porém, é importante ressaltar que todo empregado não eventual, com subordinação, mediante salário e com jornada, é empregado.
Logo, se você não tem carteira assinada, mas cumpre estes requisitos você pode ingressar com uma ação judicial para comprovar o vínculo empregatício.
Após o reconhecimento do vínculo na Justiça, o empregado recebe retroativamente todos os direitos trabalhistas, como décimo terceiro, férias, FGTS e muito mais.
Dessa maneira, você terá em mãos uma decisão judicial na qual há a comprovação que aquele tempo trabalhado informalmente te dá direitos, inclusive o da aposentadoria.
No entanto, não basta apenas esse documento para conseguir a aposentadoria. É preciso dar entrada na averbação no INSS para isso.
Você também irá precisar apresentar no processo administrativo junto ao INSS para que o tempo de contribuição seja considerado para fins previdenciários:
- Carteira de trabalho
- Contrato de trabalho
- Holerites ou contracheques
- Fichas de registro de ponto
- Documentos que demonstrem o seu trabalho com o empregador
Entretanto, não faça isso sozinho! Procure a ajuda de um advogado especialista, combinado?!
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos
Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: