O assédio no trabalho é um dos maiores problemas na vida de um funcionário. Além de todas as dificuldades e desafios de competir e entregar resultados, essa é uma questão que pode impactar negativamente uma carreira.
No entanto, muitas situações ruins podem ser naturalizadas e ignoradas. Nesse sentido, falaremos mais sobre esse tema preocupante, mas que surge no dia a dia de muitos profissionais.
O que é o assédio no trabalho?
O assédio no trabalho é caracterizado por situações e atitudes que colocam os funcionários em posições desconfortáveis e injustas. Em última análise, é praticado por aqueles com posições de alto escalão e poder dentro da organização. No entanto, isso não é uma regra, pois pode acontecer de diferentes formas e atingir diferentes públicos no mercado de trabalho.
Tipos de assédio no trabalho
Assédio moral
Talvez este seja o mais comum. O assédio moral ocorre quando um funcionário é deliberadamente exposto a uma situação embaraçosa por um superior. Nesses casos, a situação ocorre como uma demonstração de poder.
Assédio sexual
Geralmente este tipo de assédio é realizado por pessoas de cargo superior. E aqui é importante destacar o artigo 216 A do Código Penal que diz: qualquer constrangimento para obter favorecimento ou vantagem sexual, partindo de uma posição superior na hierarquia, é considerado crime.
Assédio psicológico
Sobreviver no mercado de trabalho não é fácil já que é marcado por situações de estresse e cobranças. Só isso é suficiente para trazer pressão psicológica.
Porém, constantes ameaças de demissão e agressões verbais por desempenho podem ser consideradas como assédio psicológico e podem configurar assedio psicológico.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.
Atendemos em todo o Brasil!
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo