Quem recebe seguro desemprego pode ter vínculo de emprego?

O Seguro-desemprego é um benefício temporário e garante aos trabalhadores uma certa estabilidade financeira em momentos de desemprego involuntário, ou seja, quando o contrato de trabalho é extinto por vontade do empregador e não do empregado.

Portanto, o objetivo do pagamento do valor do seguro-desemprego é amparar os trabalhadores que tenham perdido seu emprego, desde que cumpridas as regras para a percepção do benefício.

A Lei nº 7.998/90, que regula o programa do Seguro-Desemprego dispõe que “O programa do seguro-desemprego tem por finalidade: I – prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, e ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo”

Diante disso, a finalidade do benefício deve ser observada e não pode ser desviada sob pena de responsabilização da pessoa que recebe o benefício.   

O benefício do seguro-desemprego não é compatível com o vínculo de emprego, isso porque a finalidade do programa é amparar o trabalhador desempregado.

Caso uma pessoa esteja no curso do recebimento do seguro-desemprego e seja contratada, imediatamente deixará de receber o valor do benefício.

Diante disso, é importante destacar que uma pessoa que recebe o seguro-desemprego e pleiteia o reconhecimento do vínculo de emprego no período concomitante ao pagamento do benefício pelo governo, por exemplo, poderá ser responsabilizada e obrigada a devolver o valor das parcelas recebidas com atualização monetária se apurado de fato a existência de fraude praticada pelo trabalhador.

Conclui-se, portanto, que o recebimento do seguro-desemprego e o vínculo de emprego não são compatíveis justamente em razão da finalidade do benefício.

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

Clique e consulte um advogado trabalhista especialista no assunto:

A Nakahashi advogados atua há mais de 14 anos na área trabalhista.

Comentários do Facebook
  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags