Você escreve conteúdo, produz vídeos para a internet ou compõe música, mas está em dúvida quais são os seus direitos em relação à sua obra? Produzimos este texto para tirar suas dúvidas de forma simples e clara.
Direitos autorais são os direitos que o criador tem sobre sua obra. As obras podem ser livros, filmes, vídeos, e-books, artigos, jogos, pinturas, músicas, fotografias e outras produções de caráter artístico, literário ou científico.
No Brasil, essa proteção é regulamentada pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9610/98).
O objetivo dos direitos autorais é permitir que o criador do conteúdo possa usufruir dos benefícios morais e patrimoniais assim como dos recursos financeiros originados da sua criação. Além disso, também impede que terceiros se apropriem e/ou lucrem obras que não são de sua criação.
Assim, os direitos morais garantem ao autor o direito de reclamar a paternidade da obra, acrescentar seu nome ou pseudônimo à criação e se opor a qualquer modificação ou ação que possa prejudicar sua honra ou reputação.
Inclusive, permite ao autor retirar a obra de circulação ou suspender o seu uso mesmo se ele já houver autorizado.
Já os direitos patrimoniais estão associados à exploração econômica da obra.
Quando o autor falece, os direitos patrimoniais são transmissíveis aos sucessores que podem administrar a obra por até 70 anos. Após esse período ou caso não haja sucessores a obra passa a ser de domínio público.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 12 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 4.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos
Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: