o que fazer em caso de perda de um voo de conexão

O QUE FAZER EM CASO DE PERDA DE UM VOO DE CONEXÃO?

O atraso de voos aumenta a chance da perda de conexão principalmente quanto o tempo entre os voos é curto. Esse problema é comum principalmente para quem faz viagens de avião com frequência. Dessa forma, o melhor é se informar sobre o que fazer em caso de perda de um voo de conexão para estar preparado e tomar as ações corretas.

Confira aqui 9 recomendações em caso de perda de voo de conexão

1) Guarde seu cartão de embarque e todos os documentos da viagem

Para um eventual pedido de indenização, você vai precisar ter esses comprovantes em mãos. Assim, o melhor é se precaver e aguardar todos os documentos da viagem.

2) Converse com um funcionário da companhia aérea

Como o procedimento padrão é tentar reacomodar o passageiro em um próximo voo para o mesmo destino, ao desembarcar do avião, procure pelo balcão de atendimento da companhia aérea. 

3) Reacomodação, reembolso ou outro meio de transporte

A realocação do passageiro é um procedimento padrão, mas você pode optar por outras opções. O passageiro tem direito de escolher entre reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte. Assim, se for mais cômodo para você, peça o reembolso ou um voo de regresso ao seu destino original.

4) Pergunte se a companhia aérea cobrirá os gastos com alimentação

Quando a espera no aeroporto é superior a 2 horas, a companhia aérea deve fornecer refeição ou um voucher individual para que o passageiro possa se alimentar. 

5) Peça à companhia aérea a acomodação em um hotel

Já em situações em que o atraso seja superior a 4 horas e exija pernoite, a companhia aérea tem o dever de oferecer acomodação em um hotel e o translado de ida e volta até lá.

6) Verifique o que vai acontecer com a sua bagagem

Não esqueça da sua bagagem! Provavelmente, sua bagagem deve ter ficado para trás ao perder o voo de conexão. A recomendação aqui é perguntar sobre a possibilidade de pegar a mala de volta. Em casos de espera longa, ter acesso aos pertences pode ser muito útil. 

7) Comunique as pessoas envolvidas sobre a perda de conexão

Para evitar preocupações, comunique sobre o atraso de conexão se for visitar parentes ou amigos. E não se esqueça de que é importante também entrar em contato com o hotel (em caso de hospedagem), para que a reserva não seja cancelada. É dever da companhia aérea oferecer facilidades de comunicação em atrasos superiores a 1 hora.

8) Guarde os recibo se a perda de conexão tiver causado despesas extras

A perda da conexão pode desencadear despesas extras. Guarde comprovante de reservas pré-pagas (do hotel ou do aluguel de carro, por exemplo) porque há chances de recuperá-las.

9) Verifique se a sua perda de conexão dá direito à indenização

É possível pedir indenização quando há atrasos na conexão, porém é preciso se encaixar em duas situações:

  • Quando você teve o seu voo cancelado ou sofreu um atraso de voo e chegou ao destino final com 4 ou mais horas de atraso;
  • Quando você teve o seu embarque negado em casos de overbooking e chegou ao destino final com 4 ou mais horas de atraso.

Se sua situação se encaixar em uma das descritas acima procure um advogado confiável para dar entrada nos procedimentos necessários. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

Comentários do Facebook
Rolar para cima