Direito do bancário: sétima e oitava hora extra

DIREITO DO BANCÁRIO: SÉTIMA E OITAVA HORA EXTRA

É direito dos bancários a jornada de trabalho de 6 horas por dia. Porém, frequentemente essa regra é desrespeitada e os bancários são contratador com jornadas de 8 horas por dia. Dessa maneira, para fazer seus direitos valerem os bancários precisam entrar na Justiça para receberam a sétima e oitava hora como hora extra.

Bancários com o direito de receber a sétima e oitava hora

Os bancários que não desempenhem funções de confiança, fiscalização ou chefia tem direito a ter uma jornada de no máximo 6 horas por dia.

Assim, de forma simplificada, possuem direito a sétima e oitava hora os bancários que exercem funções técnicas. Podemos citar como exemplos para esse caso o chefe de serviço, o supervisor, o gerente de contas, o especialista, o assistente, o caixa dentre outros.

No entanto, o que acontece na prática é que alguns bancos contratam bancários para exercer funções técnicas com cargos de confiança.

Apesar do nome do cargo o que importa de fato é a função exercida e os bancos precisam comprovar que a função desempenhada pelo bancário é realmente de confiança, caso contrário, a sétima e oitava hora terão que ser pagas.

Abaixo trouxemos o artigo da Consolidação das Leis trabalhistas que prescreve a jornada trabalhista de 6 horas por dia para os bancários:

“Art. 224 – A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.

Atendemos em todo o Brasil!

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo

Comentários do Facebook
  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags