DESCOBRI QUE ESTOU GRÁVIDA DURANTE O AVISO PRÉVIO. O QUE DEVO FAZER?

Neste texto vamos abordar como a gestante deve prosseguir após a descoberta da gravidez no aviso prévio e como a empresa deve agir. Confira!

Descobri a gravidez durante o aviso prévio. O que devo fazer?

Logo após confirmar a gravidez através de um exame médico, é preciso formalizar um aviso à empresa de forma escrita preferencialmente através de e-mail ou mensagem de texto, informando a gravidez e anexando cópia do exame médico.

Se o aviso for realizado pessoalmente, é importante coletar a assinatura do responsável pela empresa/setor e garantir a presença de duas testemunhas para assinar o documento.

Qual atitude a empresa deve tomar?

Neste contexto, após receber a notificação da gravidez, a empresa deverá fazer a reintegração da colaboradora gestante no cargo ocupado anteriormente por ela.

Porem, se não for possível que ela retome a mesma função a empresa deve realocá-la em outra, tendo em vista os limites causados pelo estado gravídico da gestante.

Em último caso, se não for possível realizar a reintegração, a empresa precisa, obrigatoriamente, indenizar a gestante pelo período da estabilidade.

Isso acontece pelo fato de que o desconhecimento da gravidez na demissão não inviabiliza o período de estabilidade a não ser que a demissão tenha ocorrido por justa causa.

Por outro lado, se a o pedido de demissão partiu da trabalhadora a lei não garante a estabilidade. Assim, a trabalhadora pode após a descoberta pedir uma reconsideração e, neste caso, cabe a empresa decidir acatar ou não o pedido.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

Comentários do Facebook
  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags