Você sabe como funciona o auxílio doença para empregada doméstica? Se ainda não, este artigo é para você. Entenda o que é, quais são os tipos e como requerer o auxílio doença.
O que é o auxílio-doença?
O auxílio-doença é um benefício para os segurados que estão temporariamente incapazes de trabalhar devido a alguma doença ou acidente de forma comprovada.
De forma geral, há dois tipos de auxílio-doença: o previdenciário e o acidentário.
O primeiro e mais comum é para aqueles que estão incapacitados por motivos de problemas de saúde ou lesões “normais”.
Já o segundo tipo somente é concedido aos empregados que sofreram um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional.
Outra diferença importante é que o auxílio-doença previdenciário não garante estabilidade do empregado.
Quando é concedido o auxílio acidente há uma estabilidade por 12 meses, isto é, com o fim do benefício o empregado não pode ser demitido sem que seja pago uma indenização do período de estabilidade.
Como requerer o auxílio-doença para empregada doméstica?
Após a entrega do atestado afirmando a necessidade do afastamento da empregada doméstica por um período superior a 15 dias consecutivos, deve-se fazer o pedido do auxílio-doença.
Isso pode ser feito por meio do portal do MEU INSS.
Após a formalização do requerimento, a documentação será analisada, e posteriormente o INSS será marcada uma perícia para que o segurado compareça levando todos os exames e atestados que comprovem a incapacidade.
Um médico perito do INSS irá analisar a documentação no dia e hora agendada.
Após feita a perícia o empregado receberá o resultado.
Na carta de concessão tem a data limite que o benefício será mantido.
Em caso em que o benefício não é concedido, o empregado precisa retornar ao trabalho ou poderá ter faltas descontadas, caso permaneça afastada.
O empregado doméstico pode requerer a prorrogação do benefício caso o período em que ficou afastado não tenha sido suficiente para recuperar a sua capacidade laborativa.
Por fim, é importante sempre manter o empregador atualizado com o envio dos atestados médicos comprovando a incapacidade.
Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.
É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos
Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.
Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo: