como funciona a rescisão no contrato intermitente.

COMO FUNCIONA A RESCISÃO NO CONTRATO INTERMITENTE?

O trabalho intermitente é uma forma de contratação de funcionários recente aprovada apenas em 2017 pela Reforma Trabalhista. Por isso, a rescisão do contrato intermitente gera muitas dúvidas, mas não se preocupe! Vamos explicar de forma simples como funciona a rescisão no contrato intermitente.

Primeiro, vamos passar primeiro pelo ponto o que é o contrato de trabalho intermitente para depois explicar como funciona a rescisão e quais são as verbas rescisórias que o funcionário tem direito.

O que é o contrato de trabalho intermitente?

O contrato de trabalho intermitente é firmado pelo empregado quando este intercala períodos de trabalho com períodos de inatividade. Ou seja, a jornada de trabalho não é contínua. 

Segundo a legislação, Lei Nº 13.467 de 14 de julho de 2017, o trabalho intermitente caracteriza-se como descrito abaixo: 

Art. 3 “Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria.”

Para entender mais afundo o que é o contrato de trabalho intermitente e como ele funciona você pode acessar o artigo O que é contrato de trabalho intermitente?

Como funciona a rescisão no contrato intermitente?

Devido à natureza intermitente da jornada de trabalho a rescisão pode acontecer das quatro formas citadas abaixo:

  • Automaticamente
  • Por justa causa
  • Por vontade do empregador (sem justa causa)
  • Por vontade do funcionário devido a quebra de contrato (rescisão indireta do contrato).

A rescisão automática acontece quando há um período de inatividade maior de 12 meses.

Já a por justa causa a demissão por justa causa, acontece quando o funcionário comete algum erro grave durante a jornada de trabalho ou dentro da empresa. Este tipo de demissão está previsto na CLT e também se aplica no caso de contrato intermitente,

Quando a empresa resolve encerrar o contrato com o trabalhador sem justificativa para a demissão corresponde à rescisão por vontade do empregador (sem justa causa).

Por fim, temos a rescisão por vontade do funcionário devido à quebra de contrato (rescisão indireta do contrato). Ela ocorre quando o funcionário decide romper o vínculo com o empregador, que não cumpriu o que estava acordado em contrato. Aqui ainda é possível que o colaborador solicite a rescisão sem justificativa.

Quais os direitos do trabalhador intermitente na rescisão?

Nas situações em que houve a rescisão de contrato intermitente indireta ou a demissão sem justa causa, a empresa deve pagar ao funcionário de forma proporcional:

  • salário pelos dias trabalhados
  • multa rescisória
  • décimo terceiro salário
  • férias proporcionais. 

Porém, se o funcionário for demitido por justa causa, ele perde direito ao recebimento de qualquer verba rescisória.

Vale ressaltar que os trabalhadores intermitentes não tem direito ao seguro-desemprego.

É obrigação da empresa formalizar o desligamento do funcionário intermitente no sistema do eSocial. Desse modo, não é preciso dar baixa na carteira de trabalho física já que o programa está interligado com a carteira de trabalho digital.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 12 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 4.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags