Como funciona a jornada de trabalho dos motoristas?

COMO FUNCIONA A JORNADA DE TRABALHO DOS MOTORISTAS?

Você sabe como funciona a jornada de trabalho dos motoristas? Preparamos este texto para te ajudar com essa questão. Confira!

Qual a carga horária mínima do motorista?

Assim como em outras ocupações, é necessário definir a quantidade de trabalho que esses profissionais devem realizar a cada mês. 

Ao se referir aos motoristas, é importante ressaltar que existem alguns modelos a serem considerados, existem motoristas de ônibus públicos, motoristas de carga, motoristas de ônibus de turismo e muitos outros motoristas profissionais.

Se especificado em acordo ou convenção coletiva, os motoristas devem trabalhar 8 horas normais por dia, com um adicional de 2 horas por dia, ou no máximo 4 horas por dia.

Dessa forma, temos uma jornada semanal de 44 horas trabalhadas a ser cumprida de acordo com as necessidades do empregador, no horário compactuado no contrato de trabalho ou na escala.

Onde inicia a jornada de trabalho dos motoristas?

Para os motoristas de ônibus, por exemplo, é possível que a jornada de trabalho se inicie na sede da empresa (que também pode ser a garagem) ou nos terminais de ônibus.

Isso serve também para a finalização da jornada de trabalho que pode ocorrer nas garagens ou no ponto final da jornada. 

Isso pode ser determinado no contrato de trabalho, no acordo coletivo ou na convenção, que costumam deixar a critério dos empregadores e suas necessidades.  

Como é feito o controle de jornada?

O controle de jornada do motorista é uma responsabilidade do empregador e pode ser feita por meio do diário de bordo, da ficha de trabalho externo, papeleta ou meios eletrônicos instalados diretamente no veículo a ser utilizado pelo motorista.

É importante que essas questões estejam sempre claras e que a jornada seja devidamente anotada e compensada, na hipótese de realização de hora extra.

Existe previsão de descanso entre as jornadas?

Entre uma jornada de trabalho e outra o motorista tem direito a um descanso de no mínimo 11 horas. Com isso, aqueles que trabalham no regime de escala, sem horário fixo para começar a trabalhar, precisam ficar atentos a essa questão.

O motorista pode fazer uma pausa para o almoço?

Sim, o motorista que trabalha por um período superior a 6 horas pode fazer uma pausa de no mínimo 1 hora e não superior a 2 horas. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.

Atendemos em todo o Brasil!

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo

Comentários do Facebook
  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags