COMO CALCULAR CORRETAMENTE O VALOR DO 13º SALÁRIO? CONFIRA

Você sabe como calcular corretamente o valor do seu décimo terceiro salário? Confira e entenda o valor que lhe será pago e quando será recebido, conforme dispõe a legislação.

– DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO: O QUE É?

O décimo terceiro salário é devido aos colaboradores que trabalharam durante o ano todo na empresa, em parcelas que não são repartidas igualmente. Vejamos:

1ª PARCELA

A primeira parcela do décimo terceiro é chamada de: ADIANTAMENTO, e ela corresponde à METADE da remuneração do mês anterior ao mês de recebimentos, sendo importante ressaltar que esta parcela NÃO SOFRE DESCONTOS.

2ª PARCELA

Já a segunda parcela é equivalente ao salário bruto do mês de dezembro, e terá descontos se houver um adiantamento.

– QUANDO DEVO RECEBER A PRIMEIRA PARCELA DO MEU 13º?

Você deve receber a primeira parcela do 13º entre FEVEREIRO e o ÚLTIMO dia útil do mês de NOVEMBRO.

QUANDO DEVO RECEBER A SEGUNDA PARCELA DO MEU 13º?

A segunda parcela normalmente é quitada no dia 20 DE DEZEMBRO. Lembrando que, caso essa data caia em um domingo, por exemplo, deverá ser quitada antes.

– COLABORADOR CONTRATADO NO MEIO DO ANO TEM DIREITO AO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO?

Sim!!! Todavia, se o colaborador foi contratado no meio do ano, seu benefício será menor, PROPORCIONAL ao número de meses trabalhados, diferentemente de quem trabalhou o ano inteiro e irá receber o valor integral.

– CÁLCULO DO 13°: COMO FAZER?

O cálculo é simples, vejamos abaixo:

1.   Divida o salário bruto por 12;

2.   Multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou até o mês de outubro (o cálculo é sempre feito até outubro, pois a 1ª parcela é paga em novembro e o empregado que começou a trabalhar em novembro não recebe o benefício);

3.  A primeira parcela será equivalente à metade do valor encontrado, sem descontos;

4.   Para chegar à 2ª parcela, divida o salário bruto por 12 e multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados. Em seguida, subtraia do resultado o adiantamento e os descontos do INSS e do IR.

– E AS HORAS EXTRAS, ENTRAM NESSE CÁLCULO?

Sim!! Ao empregado que recebeu horas extras ao longo do ano, o 13° terá um acréscimo proporcional a essas horas trabalhadas, vejamos abaixo:

1. Some todas as horas extras feitas até outubro e divida por 12;

2.   Multiplique o valor encontrado pelo custo da hora extra e some ao salário bruto, que será usado para o cálculo da primeira parcela do 13°.

Vale ressaltar que no mês de dezembro é refeito o cálculo para inclusão das horas extras feitas em novembro à 2ª parcela.

Em janeiro, a empresa novamente refaz o cálculo para pagar o complemento das horas extras trabalhadas em dezembro que não entraram na conta do 13°.

– DESCONTOS: INSS E IMPOSTO DE RENDA, COMO FUNCIONA?

Os descontos funcionam da seguinte maneira:

INSS: O desconto pode ser 8%, 9% ou 11%, de acordo com a faixa salarial do empregado.

IR: Este é descontado em cima do salário bruto. São descontados: o INSS e eventuais descontos por dependentes e pensão alimentícia. O valor encontrado é a base de cálculo do imposto de renda, sobre este valor será aplicado às alíquotas da tabela progressiva de IR.

– QUEM SÃO OS COLABORADORES QUE NÃO POSSUEM DIREITO AO 13º SALÁRIO?

  • Os empregadores – pois eles não recebem salário, mas sim lucros e pró-labore, da mesma forma os micro empreendedores e empresários individuais;
  • Trabalhadores autônomos;
  • Profissional liberal (médico, advogado, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros), a menos que esteja em situação de contrato de trabalho pela CLT ou Regime Estatutário.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Entre em contato com um advogado especialista de confiança!! ATENTE-SE AOS SEUS DIREITOS.

Lembre-se sempre de que a melhor maneira é entender seus direitos. Peça sempre a um advogado para esclarecer e explicar quais direitos possui, pois isso pode poupar muitos problemas e evitar perdas.

Ricardo Nakahashi é advogado formado pela Faculdade de Direito Antônio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente/SP, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, é especialista no Direito do Trabalho, como também Direitos Humanos e Cidadania, atestado em Economias Emergentes pela Harvard Business School e Financial Risks and Opportunities pela Imperial College Business School.

Confira meu perfil no LinkedIn.https://www.linkedin.com/in/ricardo-nakahashi/

A Nakahashi Advogados está há mais de 12 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 4.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Ligue agora (11) 3392-7510 para falar com nossos advogados especialistas – clique abaixo

Agende sua reunião SEM COMPROMISSO E SEM CUSTO!

NOSSO MUITO OBRIGADO!

Nakahashi Advogados

contato@nakahashi.com.br

Comentários do Facebook
Rolar para cima