entrar com uma ação trabalhista contra a empresa que trabalha

5 PONTOS PARA SEREM ANALISADOS ANTES DE ENTRAR COM UMA AÇÃO TRABALHISTA CONTRA A EMPRESA QUE TRABALHA

Você está pensando em entrar com uma ação trabalhista, mas ainda trabalha na empresa que deseja processar? Reunimos aqui 5 pontos que podem te ajudar a tomar esta decisão. Confira!

Primeiramente, é importante dizer que o trabalhador não precisa sair da empresa para que possa entrar na Justiça contra ela, segundo o artigo 839 da CLT.

Além disso, o funcionário não pode ser demitido se colocar a empresa na Justiça, e caso isso aconteça, o empregado pode ser indenizado por isso.

Porém, mesmo sendo proibido, algumas empresas aplicam punições aos colaboradores que entram na Justiça. Isso é mais frequente em pequenas e médias empresas. O que pode tornar a decisão de entrar com uma ação trabalhista enquanto ainda trabalha na empresa que deseja processar bastante complicada.

Dessa forma reunimos aqui 5 pontos para se considerar antes de entrar com uma ação trabalhista contra a empresa a qual ainda trabalha.

1 – Você trabalha na empresa há mais de 5 anos?

Se você trabalha na empresa há mais de 5 anos na empresa, você perde 1 dia dos seus direitos a cada dia que passa. Então, este é um ponto a favor de entrar na Justiça enquanto ainda estiver trabalhando.

Se não for, não há tamanha urgência de dar início ao processo.  

2 – É fácil conseguir um novo emprego na sua área?

Se há muita demanda na sua área de trabalho e não for difícil conseguir um novo emprego, pode ser vantajoso procurar por outra oportunidade de trabalho.

Se não for este o caso, pode ser melhor aguardar um pouco mais para entrar na Justiça.

3 – O trabalho está te fazendo mal?

Esta é uma pergunta importante! A saúde precisa vir em primeiro lugar, não é mesmo?

Se você está sofrendo situações de assédio moral ou físico ou perseguição no ambiente de trabalho, pode ser a hora de entrar com a Rescisão Indireta.

4 – Já tentou resolver com conversas?

Às vezes é possível resolver a situação com uma conversa amigável sem a necessidade de entrar com um processo.

5 – Você tem um advogado de confiança?

Encontre um advogado especializado em direito trabalhista com experiência que possa te orientar. 

Este profissional além de ter um conhecimento especializado na área, que faz toda a diferença já que área trabalhista é bastante específica, e junto com sua experiência pode recomendar como melhor prosseguir nesta situação. A recomendação de um advogado pode fazer toda a diferença neste momento de incerteza.

Conclusão

Lembre-se: o trabalhador tem o direito de entrar na Justiça sempre que seus direitos forem violados!

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos

Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo:

  • Nakahashi Advogado Trabalhista e Civil

    Receba sua
    consultoria de advogados especializados

  • Posts recentes

  • Arquivos

  • Tags