A contratação de funcionários sem carteira assinada é uma forma de tentar reduzir as despesas mensais de uma empresa. Entretanto, é uma prática que envolve riscos e por isso é fundamental entender as penalidades envolvidas como consequência dessa escolha.Dessa forma, vamos listar 4 pontos de atenção sobre o trabalho sem carteira assinada.
1 – Não assinar a carteira de trabalho é uma infração
Segundo a lei, é obrigatório que o empregador registre todos os trabalhadores de acordo com as instruções do Ministério do Trabalho e o descumprimento dessa norma é considerado uma infração.
A penalidade para não assinar a carteira de trabalho varia com o porte da empresa. Uma empresa de grande porte terá que pagar multa de R$ 3.000,00 por funcionário sem registro. Se isso se repetir, a multa por não assinar a carteira de trabalho é dobrada. Enquanto que empresas pequenas deverão arcar com uma multa de R$ 800,00.
2 – Trabalhadores sem carteira assinada também têm direitos trabalhistas
Mesmo que a empresa escolha não assinar a carteira de trabalho, ela ainda será responsável pelas obrigações trabalhistas. Isso é um ponto importante já que muitas empresas acreditam que ao contratar sem carteira assinada, não precisaram arcar com as obrigações trabalhistas. No entanto, essa crença não é válida.
O trabalhador sem carteira assinada tem direitos como um empregado formal com carteira assinada incluindo:
- Horas extras;
- FGTS;
- INSS;
- férias;
- 13º salário;
- aviso prévio,
- adicional noturno, se houver;
- adicional de insalubridade ou de periculosidade, se for o caso.
Desse modo, caso a empresa não pague e o trabalhador consiga o reconhecimento do vínculo empregatício, a empresa deverá arcar com tudo que não foi pago durante o contrato com juros e correção monetária além dos custos processuais.
3 – Atenção aos prazos
Para assegurar o direito a receber as verbas, o trabalhador precisa entrar com uma ação em até 2 anos após o fim do contrato. Se o prazo não for respeitado, o direito a receber as verbas prescreve e ele poderá obter somente o reconhecimento do vínculo empregatício que serve para reconhecer o tempo de serviço no INSS.
Outro ponto importante é que o trabalhador só pode receber os valores devidos nos últimos cinco anos, contados da data em que entrou com o processo.
Por isso é essencial ficar atento aos fatos, datas e verificar se todos os pedidos são realmente devidos.
4 – A importância da assessoria jurídica
Primeiramente, se houver trabalhadores sem carteira assinada é imprescindível garantir a regularização realizando o registro em CTPS e o pagamento das verbas em atraso. Neste ponto, a assessoria jurídica ajudará a identificar todas as pendências que devem ser resolvidas e indicará o melhor caminho para cada situação.
A contratação de um escritório com atuação na área trabalhista com experiência é fundamental para se certificar que as soluções implementadas estão de acordo com a lei, evitando irregularidades e prejuízos futuros.
Você já sabia dessas informações? Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?
A Nakahashi Advogados está há mais de 12 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 4.753 casos.
Atendemos na capital São Paulo Capital, Zona Sul SP, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, além da grande São Paulo.
Ligue agora (11) 3392-7510 ou clique no botão abaixo e agende sua reunião SEM COMPROMISSO E SEM CUSTO!