Qual a diferença entre acúmulo de função e desvio de função?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ACÚMULO DE FUNÇÃO E DESVIO DE FUNÇÃO?

No geral, ao ser contratado o empregado sabe qual função irá desempenhar dentro da empresa. É comum que empregados e empregadores estabeleçam as tarefas e atividades que serão realizadas, além de horários, salários e benefícios. Contudo, nem sempre o que foi acordado se torna realidade.

Algumas vezes acontece do trabalhador ser convocado a realizar tarefas que extrapolam aquilo que foi determinado durante a contratação. Há casos em que o empregado passa a realizar atividades completamente diferentes, resultando em momentos de estresse, frustração e frequentemente um sentimento de injustiça com relação à remuneração.

Porém, a legislação possui diretrizes sobre tais situações, acúmulo e desvio de função.

Qual a diferença entre acúmulo de função e desvio de função?

Qual a diferença entre acúmulo de função e desvio de função?

É chamado de desvio de função quando o empregado é contratado para exercer determinada função, mas acaba desempenhando outra completamente distinta por exigência do empregado. 

Entretanto, é preciso destacar que o desvio de função não pode ser eventual ou excepcional. Em outras palavras, é como se o empregado tivesse mudado de função completamente no seu dia a dia, sem que houvesse qualquer alteração no contrato de trabalho.

Diferentemente do que acontece no acúmulo de função que acontece quando o trabalhador passa a desempenhar mais funções além daquelas que foram acordadas. 

Para essas situações a legislação prevê soluções e punição do empregador que descumpre o contrato de trabalho já que muitas vezes o empregado se vê forçado a aceitar tais situações.

Embora não exista uma lei específica que trate sobre o acúmulo de função ou sobre desvio de função, os tribunais já possuem alguns entendimentos construídos a partir das interpretações da CLT.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou agora, sabendo dos seus direitos, quer consultar um advogado especializado?

A Nakahashi Advogados está há mais de 14 anos no mercado de atuação em São Paulo e na grande São Paulo, formado por advogados experientes que permite encontrar soluções inovadoras para nossos clientes. Melhor recomendação. Nossa equipe já atuou em mais de 16.753 casos.

É por isso que também usamos o WhatsApp online, fornecendo uma alternativa rápida e eficaz para nos comunicarmos.

Atendemos em todo o Brasil!

Para falar com nossos advogados especialistas – Clique abaixo

Comentários do Facebook